
Ensino de idiomas na pedagogia Waldorf.
- Fernando Quincas

- 14 de out.
- 2 min de leitura
O ensino de Idiomas na Pedagogia Waldorf é um processo bastante criativo e dinâmico, pois em vez de usar um determinado material didático, ele se orienta no currículo Waldorf para cada idade.
Estudamos as bases teóricas e apresentamos conteúdos e exemplos metodológicos ano por ano.
Aulas segundas e quartas, 19.30h
Publico alvo: professores de Idiomas, estudantes, pais e interessados.
Estrutura do curso:
As aulas das segunda-feiras são voltadas para a didática do ensino de Idiomas, aplicando os conceitos da Pedagogia Waldorf apresentados nas aulas das quarta-feiras
Cronograma:
.Janeiro-- Março : Planejamento anual de aula e compreensão básica da Pedagogia Waldorf. A aula trimembrada, o professor de classe, o ensino em épocas, a oralidade da criança pequena com suas brincadeiras, poesias, canções e rituais. Educação Infantil e o processo de imitação na aprendizagem.
Abril-Junho: O currículo Waldorf do Fundamental I ano por ano. Como criar aulas artísticas. Questões de disciplina à luz dos 4 temperamentos. Desenvolvendo gestos com expressividade suave. A musicalidade, o ritmo, a respiração da aula. Da oralidade para a escrita e leitura na língua estrangeira.
Agosto-Outubro: O currículo Waldorf do Fundamental II ano por ano. Métodos e materiais didáticos, projetos, teatros e intercâmbios. A transformação das 7 forças vitais em forças de aprendizagem. Integração social e diferenciação de acordo com o perfil de cada aluno. Ensino Médio Waldorf e seus diversos modelos.
Novembro: Apresentações dos participantes e encerramento.
Metodologia:
As aulas são dialógicas em formato online ao vivo, com apoio de material visual (slides). As aulas gravadas e todo o material elaborado são disponibilizados através de um grupo exclusivo whattsapp.
Além disso, os inscritos têm direito a acessorias individuais e em grupo.
Os participantes são orientdos a elaborarem seu portfolio como registro de participação.
Incentivamos a troca generosa de material e experiências entre os participantes e a formação de redes de apoio mútuo.
Certificado
O participante recebe um certificado de conclusão de curso mediante apresentação de trabalhos.
Coordenação geral: Astrid Veronika Schmundt Quincas, pesquisadora, formadora e professora. Ex-aluna Waldorf de Hannover, Alemanha, formada em Pedagogia e Inglês pela PH Freiburg, Pedagogia Waldorf, Euritmia e Música pelo Instituto de Pedagogia Waldorf em Witten e Eurythmeum Stuttgart. Co-fundadora da Escola Waldorf em Chemnitz, Alemanha Oriental, nos anos 1990. Co-fundadora do curso Antropomusica (São Paulo) e Instituto Impulso de Pedagagogia Waldorf em Bauru SP. Colaboradora no curso de pós-graduação em Pedagogia Waldorf pela UFMT Cuiabá, Hoje mantemos um espaço em Camanducaia, MG, onde acontecem nossos treinamentos presenciais e aulas particulares. Venha nos conhecer e agenda sua visita!
Apriscodidatico, cursos de capacitação online e presencial segue uma metodologia dialógica e decolonial, valorizando as diversidades culturais, religiosas e de opinião. Procuramos o resgate de tradições ancestrais valiosas, como espiritualidade, respeito à natureza e expressões artísticas profundas, sem desprezar as conquistas das tecnologias avançadas e meios de comunicação virtuais. Acreditamos que cada indivíduo tem talentos e dons únicos, necessárias para o bem estar da sua comunidade. Nossa mais nobre meta é poder ajudar no desabrochar destas capacidades criativas. Nosso maior orgulho: que nossos alunos cheguem mais longe do que os próprios professores!



Comentários