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Bem vindos ao nosso curso de idiomas na pedagogia Waldorf



Cronograma Curso Idiomas na Pedagogia Waldorf
05/10 19.00h com profa. Veronika Quincas: A trimembração no Ser Humano e na aula Waldorf. A diferença radical entre Educaçdão Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Um exemplo da Aula de Alemão com o mesmo conteúdo para várias idades. A parte rítmica, parte mental e parte do fazer durante a aula. Sobre o caderno do aluno na Escola Waldorf. Apresentação e bate-papo.
20.00h com profa. Daniele Bruno : O diálogo de aprendizagem em sala de aula. Incentivando o pensar autônomo da criança. Apresentação e bate-papo.
12/10 19.00h com profa. Veronika Quincas: A quadrimembração do Ser Humano e o planejamento mensal. O verso de Rudolf Steiner para o Ensino de Idiomas. Como considerar as quatro dimensões da Língua Humana na aula Waldorf? Criatividade versus repetição: como criar um ritmo saudável e não se sobrecarregar no planejamento? Como aplicar estes princípios no Fund. I e no Fund. II? O Ensino em Épocas na Escola Waldorf e suas implicações para o ensino de Idiomas. Exemplos de aula e bate-papo.
20.00h com profa. Isabel Taukane: Produção de material didático participativo em comunidades indígenas. As línguas do Brasil e o encontro entre culturas. O Fazer com Sentido. Apresentação e bate-papo.
19/10 com profa. Veronika Quincas: Os sete processos vitais e os sete recursos pedagógicos na Pedagogia Waldorf. Como “digerir” adequadamente um conteúdo? O uso ou não de Métodos disponíveis no Mercado. Soluções específicas para as diversas idades e perfis de escola. A diferença radical entre Ensino Fundamental e Ensino Médio: A Escola Waldorf está realmente atualizada no século 21? Apresentação e bate-papo.
Aula com Hilmar Schmundt, jornalista, Berlim (esta aula pode ocorrer em outro horário e será confirmado com os participantes): Reflexões de um ex-aluno Waldorf e jornalista internacional. Projetos e sugestões para um Ensino Médio Waldorf vibrante.
26/10 com profa. Veronika: Os doze sentidos e estilos de trabalho. A individualidade do professor, originalidade e padronização. A língua Estrangeira como exercício de pensar, sentir e agir de maneira diversa, desenvolvendo empatia e tolerância. “Interesse pelo outro” versus nacionalismos. O que significa a “Época de Micaêl “ na Antroposofia? Auto-educação e as meditações do professor. Apresnentação e bate-papo.
20.00h Colheitas d@s participantes. Apresentações, retrospectiva e encerramento.







